Páginas

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Saliva

Assunto que fere ao bom gosto. Fere quanto a sua má interpretação. Mas, que é a saliva? Saliva é água mais sal. Produto próprio de quem tem boa saúde. H2O+CL. Agora vamos ao texto: João 9 fala-nos da cura dum cego de nascença. Fato curioso por sua peculiaridade: Cristo cura uma cegueira de alguém, cego desde o ventre, de maneira curiosa. Primeiro, os discípulos lhe perguntam quem pecou para que o infeliz nascesse cego, depois vem a cura. O Senhor Jesus Cristo diz que nem o pai, nem a mãe pecara, mas isto é para a Glória de Deus. Muita vez nos queixamos de doença em nós e em um de nossa família e esquecemos que pode até ser uma permissão de Deus, para a sua Gloria. A resposta de nosso Mestre é peremptória: “Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus” (João 9:3). Diz o texto sagrado que Jesus cuspiu na terra e com a saliva fez lodo e untou com o lodo os olhos do cego (João 9:6). Aqui está o nosso assunto saliva para a cura do cego. Sim, saliva!!! Por que teria usado saliva? Fazer lodo, mandar lavar no tanque de Siloé (que quer dizer o enviado), porque seria? Será que Jesus efetuaria a cura a poder de saliva? Creio que não. Corria entre os judeus da época um dito que a saliva em contato com o pó da terra havia poderes terapêuticos para a cura de cego, mas será por isso que Jesus usou este meio? Não. Jesus não precisa usar lodo para curar alguém. Houve casos que o Senhor disse apenas uma palavra e o personagem foi curado. Temos o servo do centurião de Cafarnaum, Jesus disse apenas uma palavra (Mateus 8:13). E muitos outros. O que Jesus quis foi exatamente ajudar o cego. É preciso que se desperte a fé em uma pessoa para que crendo receba a graça. Desta forma, Cristo estimulou a fé no cego. Quereis ver?
Pedro estava quase afundando no mar e Jesus estendendo a mão segurou-o. Não seria preciso estender a mão; bastava falar somente uma palavra e Pedro emergeria. Mas, para estimular a fé ao discípulo estendeu a mão (Mateus 14:31). É preciso ajudar ao necessitado. Foi o que Cristo fez ajudou ao cego untando-lhe os olhos com lodo formado pela Sua saliva.
Houve um discípulo que foi muito sincero quando pediu Jesus: “ajuda-me na minha incredulidade”. É preciso que Jesus nos ajude a crer mais nEle. A fé quem dá é Ele. Ninguém tem fé porque quer.
A saliva não ajudou a Jesus para o milagre, ajudou sim ao cego, quanto a sua fé para alcançar o milagre.

A saliva não tem poderes terapêuticos, clínicos, só serviu para, em rara exceção, estimular a fé ao necessitado. Gloria à Deus, ela cumpriu o seu papel. “O homem chamado Jesus, fez lodo e untou-me os olhos, e disse-me: vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui e lavei-me e vi” (João 9:11).

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Salvação

“Vós, com alegria, tirareis águas da fonte da salvação” (Isaias 12:3).

Dera Deus um mandamento ao homem: “e ordenou o Senhor Deus aos homens: ‘de toda arvore do jardim comerás livremente; mas da arvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comerdes, certamente morrerás” (Gênesis 2:16,17). O homem, por sua vez, obstinadamente desobedeceu. Assim foi o começo do pecado. Uma pequena desobediência. Uma falta de atenção ao que ordenara o Senhor Deus. “E vendo a mulher que aquela arvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e arvore desejável para dar entendimento, tomou de seu fruto e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela” (Gênesis 3:6). Como corolário, conseqüência da desobediência a Deus; o homem teve de ausentar-se de Deus e a terra maldita por sua causa; a mulher com dores ao conceber filhos, com dor comerás o teu pão. Tudo isso por causa do pecado. E hoje, o homem não é pecador porque peca: ele peca porque é pecador. Vem já no sangue, a semente maldita do pecado. Através de um só homem o pecado chegou até nós. “Porque todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus” (Romanos 3:23).

Mas, Deus é amor. Por um só homem – Jesus Cristo – veio a salvação. “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram” (Romanos 5: 12). “Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem abundância da Graça, e do dom da Justiça, reinarão em vida por um só – Jesus Cristo”. (Romanos 5:17) “Porque pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores; assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos” (Romanos 5:19). A paga pelo nosso pecado foi o preciosíssimo sangue de Jesus. “E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão” (Hebreus 9:22).

Como são perdoados meus pecados? “não, vos digo: antes, se vos não arrependerdes todos de igual modo perecereis” (Lucas 13:3).

Então, é mister arrependimento. “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (I João 1:9). É preciso confessar-lhe. Porque confessando nossos pecados em arrependimentos Ele nos perdoa. Devemos crer e aceitá-Lo como todo suficiente salvador. “Crê no Senhor Jesus Cristo e será salvo...” (atos 16: 31). Se faz necessário, ou melhor, é imprescindível vir a Ele – Jesus. “Todo o que o pai me dá, virá a mim; e de maneira nenhuma o lançarei fora”. Disse Jesus (João 3:37)

Só Jesus Cristo salva.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Perspicácia

Há quem pregue o evangelho puro como ele é. Há, porém, visando um ou outro intuito; menos o de salvar almas, micro-evangelho. Pasteurizado. Mesquinho. Não que o evangelho seja isso. Não, o evangelho de poder para a salvação de todo aquele que crê. Pregam porque querem; não porque Deus quer. Deus não quer o evangelho vilipendiado, atrofiado, sem salvação de almas. O evangelho que temos de pregar é o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. O evangelho de poder! ‘porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu e também do grego’ (Rm 1:16). O que pregam por ai? Movimento carismático. Cura em troca de dinheiro. Exorcismo a granel. Salvação de alma? Bem, salvação de almas, fica para outra ocasião. O que interessa é dinheiro. Movimento. Pantomina.

Creio que o Senhor Jesus Cristo quer curar, mas antes quer salvar. Não adianta ser curado e ir para o inferno!!!!

O salmista declara e enfático uma das verdades do evangelho: ‘não escondi a tua justiça dentro do meu coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação; não escondi da grande congregação a tua benignidade e tua verdade’ (salmo 40:10). Então, temos de anunciar a Verdade. A Verdade é Jesus Cristo. ‘eu sou o caminho e a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim’ (João 14:6). Evangelho quer dizer boas novas. Boas novas de salvação e não só de cura divina. Eu, a poucos dias, pude presenciar a cena mais indiscreta da jornada: o ‘missionário’ exigia uma quantia em dinheiro para que seus asseclas recebessem a ‘benção’. Se caso a pessoa não tivesse todo o dinheiro, deveria sair da ‘corrente’ de oração ou receber a ‘benção’ à prestação. Aos picados. Por etapa ou por capítulo. Creio que eles tenham vergonha (ou qualquer outro inibimento) de pregar o Cristo da cruz: que morreu e ressuscitou pelos pecadores. Preferem falar em tudo, menos no Cristo de Deus. ‘porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nos, que somos salvos, é o poder de Deus’ (I Co 1:18).

O importante é crer em Jesus, aceitá-Lo pela fé. Crer que Ele é o filho de Deus, e que Deus O ressuscitou dentre os mortos. Só Cristo salva! Aleluia! O resto é confusão. Acontece que Deus não é Deus de confusão, senão de paz. ‘Porque Deus não é de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos’ (I Co 14:33).