O que é regeneração? Uma pessoa chegou bem perto de mim: “estou me regenerando”. Eu, a princípio não entendi; depois fui entender.
Regeneração é, pois, uma das duas palavras proféticas. Trata-se de um vocábulo geralmente aplicado de maneira a limitar o seu sentido àquilo que atualmente é já no passado (mas que anteriormente fora profecia).
A história da humanidade resume-se em três palavras: geração, degeneração e regeneração. A regeneração consiste do processo de restaurar, ao seu estado original, algo que sofreu um processo de degeneração. A Bíblia menciona dois tipos de regeneração: a regeneração da alma e a regeneração da terra. No que se refere a alma: “Não por obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia nos salvou pela lavagem da regeneração e renovação do Espírito Santo” (Tito 3:5). A alma degenerada não pode ver a Deus. É preciso que sofra uma metamorfose, uma transformação mediante o lavrar regenerador e renovador do Espírito Santo e só assim verá o Senhor. No tocante a terra temos: “Jesus lhes respondeu: em verdade vos digo que vós os que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono de sua Glória, também vós assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel” (Mt 19:28). A regeneração é aplicada à alma porque houve degeneração e precisa haver restauração ao seu estado original de perfeição, mediante lavagem e regeneração. Aplica-se também à terra porque ela se degenerou e desceu muito abaixo da perfeição original, e tem de ser restaurada. A regeneração não diz respeito aos corpos dos santos. Os corpos não serão restaurados e sim transformados e glorificados. “Semeia-se corpo natural, ressuscita corpos espiritual” (I Co 14:44). Isso é superior e está acima, além da regeneração. “Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou” (Rm 8:19).