Páginas

domingo, 24 de abril de 2011

Via Dolorosa

Uma multidão queria ver Aquele que levava a cruz; cruz que não era dEle, mas nossa. Era um espetáculo à parte, à toda prova: um inocente pagando por algo que não fez! O Filho do Altíssimo num suplício sem igual. Eu deveria carregar aquela cruz e ainda assim não supriria a real necessidade de expurgo, de expiação, vicário; primeiro porque eu merecia carregar aquela cruz e não Ele: “àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nEle fossemos feitos justiça de Deus” (II Co 5:21), segundo porque a cruz, sendo símbolo de maldição só um maldito era digno dela: Deus disse: “maldito todo aquele que for pendurado no madeiro”. Ele se fez maldito para que eu seja bendito. Ele carregou em seu corpo sobre o madeiro os meus pecados e pelas suas pisaduras eu fui sarado. Isso sim é substituição. Ele enfermou para que eu tenha saúde: Higidez. Ele sofreu, para que eu não sofra.

Durante a caminhada rumo ao Gólgota, mulheres batiam nos seus peitos, como num sinal de reprovação ao que ali estava acontecendo: Jesus sendo castigado pelo meu pecado. Não há dor maior, a mãe de Jesus ali estava: via dolorosa. Que dizer numa hora dessas à esta mãe com o coração dilacerado, a Bíblia diz que Maria guardava todas essas cousas em seu coração.

Via dolorosa: Lá estava aquela mulher que havia sido liberta de sete espíritos malignos! Que dizer a esta mulher numa hora dessas... é Jesus o autor da vida que está ali tomando em seu corpo toda a fragilidade humana decorrente do pecado; Ele se fez fraco para que possamos ser fortes, fortalecidos por Seu poder, Paulo disse: “Posso todas as coisas nAquele que me fortalece” (Fl 4:13). Oh! É Jesus o caminho a verdade e a vida. É Jesus autor e consumador da fé, como escrito na carta aos Hebreus. Sem Ele nada importa, nada tem valor. Só Jesus, quem tem Jesus tem tudo; quem não tem Jesus não tem nada!!!




  • Uma sugestão - visite o site http://www.youtube.com/watch?v=20lEnjUwAek


    Pensamento para nova semana: Vivei em contato com o Cristo vivo!!! Conhecei o amor que Deus nos tem, e nEle crede e estareis seguros! Esse amor é uma força inexpugnável contra os ataques de Satanás.

domingo, 17 de abril de 2011

Passar por cima

Aconteceu com o povo de Israel, lá no Egito. Povo escolhido, eleito do Senhor! Tiveram de descer ao Egito para peregrinar lá, e os egípcios sem razão os afrontou. Por mais de quatrocentos anos os afrontou... Eles não mereciam, eram trabalhadores e honestos, foram responsáveis pelo progresso do Egito. Todas as construções e tijolos foram feitas por eles! Todo trabalho pesado sem se omitirem. Homens de valor! Mas, o que é passar por cima? Deus chamou a Moisés, o maior legislador de todos os tempos para uma missão: tirar o Seu povo do Egito. Faraó não os quis deixar ir..., Moisés disse deixa o povo de Deus ir ao deserto para ali O adorar, Faraó não deixou; aí o Senhor manda algumas manifestações de poder para, na última manifestação, que é a morte dos primogênitos, então o povo poder ir. Morreram todos os primogênitos do Egito, inclusive, o do Faraó, mas na casa do povo de Deus onde havia um sinal de sangue, sangue do Conserto, onde houvesse nos umbrais das portas, nas vergas das portas o anjo da morte passaria por cima e ali o primogênito seria poupado da morte. Hoje, quem pode livrar-se do anjo da morte? Só quem estiver debaixo da proteção do sangue do Senhor Jesus Cristo. Só o sangue de Jesus livra o homem da morte. Deus estabeleceu somente dois elementos purificadores, são eles: o sangue e o fogo, o que não puder ser purificado pelo sangue terá que ser purificado pelo fogo!!!! Deus deu Seu único filho para derramar seu precioso sangue ali na cruz do Calvário para a remissão de todo aquele que crê. “Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3:16). Isso sim é páscoa: o filho de Deus dando a Sua vida para que nós tenhamos vida e vida com abundância (Jo 10:10). Páscoa é ganhar a vida de Deus – vida eterna. Não é só o anjo da morte passar por cima, mas é receber a vida eterna. Vida de Deus. Jesus disse: “eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14:6). Vida na acepção da palavra. Páscoa não é só livrar-se da morte, mas receber vida.... e vida só em Jesus.

domingo, 10 de abril de 2011

Companheiro

O que é ser companheiro? Ser companheiro é estar junto quando tudo está bem? Quando tudo corre à mil maravilhas? Com dinheiro no bolso, com bela casa, com um belo carrão na garagem? Companheirismo envolve tudo isso e muito mais. Mais, mesmo! Dar ajuda na hora certa.

Uma mulher, junto ao poço; ninguém dava a mínima pra ela; tanto que ela só vinha ao poço em horário que ninguém vinha. As mulheres sérias tinham outro horário. Mas, lá chegou um companheiro, Divino Companheiro. Depois de um breve discurso, o Senhor fez dela uma dama. A outra mulher que ia de caminho para o cemitério, aliás, ela já conhecia bem aquele cemitério, pois já havia sepultado o seu marido e agora ia levando o seu único filho para também o sepultar. Jesus companheiro Se apresenta a ela e diz: “Não chores”; creio que muita gente já tinha dito tais palavras só que sem sentido (às vezes dizemos algo só para compra de consciência, não estamos nem ai com o ocorrido), mas Jesus não; Ele ressuscitou o morto e o entregou à sua mãe!

A caminho de Emaús vão dois discípulos conversando sobre acontecimentos hodiernos, de repente um personagem deles se aproxima e entra na conversa: “que palavras são essas que andando pelo caminho trocais e sobre o que versa o assunto?”. Um deles, Cleófas logo indaga: “És tu somente, peregrino em Jerusalém e não sabe as cousas que aqui acontecem?”. Jesus pergunta: “Quais?”. Sobre Jesus Nazareno que era de boas obras, varão perfeito, que entre nós fez muitas maravilhas e muitos milagres; nós esperávamos que Ele libertasse Israel, mas foi morto e hoje é já o terceiro dia e nenhuma notícia temos dEle. Jesus companheiro, começa a discorrer sobre as Escrituras começando por Moisés e até chegar no momento certo, ai faz como quem vai para mais longe quando eles O constrangem a ficar: “fica conosco Senhor, porque já declinou o dia”. Jesus atende ao pedido e acaba ficando com eles. Só que quando vai partir o pão Ele se dá a conhecer: “É Jesus, divino companheiro”.


Aquela seria a noite mais longa da história dos discípulos, a noite não passaria. Sem Ele a noite não passa, mas Ele veio para conforto dos Seus.

domingo, 3 de abril de 2011

Em pé

Põe-te em pé e falarei contigo”. Foi o que Deus disse a um de seus profetas. Deus não fala com caídos! Deus não fala com prostrados... É preciso se por em pé. O filho pródigo disse: "Levantar-me-ei e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti, não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros...” Ele disse: levantar-me-ei, ou seja, me colocarei de pé; ele estava caído. O homem afastado de Deus está caído e é mister levantar-se. Deus está na congregação dos poderosos, diz o texto sagrado. (Salmos 82.1). Deus não está na congregação dos fracassados, dos derrotados, dos caídos, põe-te em pé e falarei contigo. É preciso, por parte do homem uma iniciativa, é preciso o homem dar o primeiro passo na direção de Deus. “Chegai-vos a Deus, e Ele se chagará a vos!” É o conselho de Tiago (4:8). O homem precisa dar o primeiro passo, requer-se autoconhecimento, tem que reconhecer-se pecador, e que precisa da ajuda de Deus. O pecado é única coisa que separa o homem de Deus (Is. 59.2). E, estar separado de Deus é morte, é estar caído; caído não, prostrado, nocauteado, precisando de ajuda.

Põe-te em pé que falarei contigo: Deus quer falar ao homem, com o intuito de abençoá-lo. O homem é o grande necessitado, mas mesmo assim Deus o espera... A parábola diz: todos os dias o pai ficava a olhar pelo caminho se o filho voltaria. Um dia, que lindo dia, o pai está a olhar estrada à fora, de repente, quem ele vê? É o meu filho, todo desfigurado, todo feio, maltrapilho, fedendo; o pecado fede!!! Mesmo assim o pai corre e o abraça (não é porque o filho caiu na lama e se sujou que deixou de ser filho, continua filho é só lavar, pela lavagem da regeneração e ele estará limpo novamente!!!) Veja, partiu do filho a iniciativa, “Levantar-me-ei e irei ter com meu Pai...” Oh! É imprescindível por parte do homem caído levantar-se! Deixe o resto com Jesus, Ele fará o necessário para a limpeza total.


Um pensamento para a nova semana: que o Senhor te abençoe e te guarde; que o Senhor sobre ti levante o Seu rosto e tenha misericórdia de ti; e te dê a paz.