Páginas

domingo, 26 de junho de 2016

Rico insensato

A Bíblia nos conta que um homem muito rico, ficara ainda mais rico, quando sua herdade tinha produzido com abundância deixando-o até sem saber onde armazenar tantos recursos. Com o acontecido logo diz à sua alma: “alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, e folga” (Lucas 12:19). Mas Deus lhe disse: “Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será?” (Lucas 12:20). O que o Senhor Jesus quer ensinar-nos não é que devamos ser pobres e mendigos. Não! Ser rico é benção de Deus! Não que ser pobre não o seja: mas a riqueza é um dom divino. Deus dá a quem Ele quer. Então, onde está o erro desse rico insensato? Errou porque disse: “alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, e folga”, eis o grande e fatal erro. A alma não pode satisfazer-se com bens materiais. A alma só pode sentir-se satisfeita com as cousas espirituais. Ela veio de Deus; só satisfaz-se com Deus. A alma não precisa de muito dinheiro, nem de carros luxuosos, nem de casas grã-finas e mansões... ela só se sente realizada em Deus. Ele disse: “alma, descansa...” vejamos como pode a alma descansar. O salmo 91 assevera “aquele que habita no esconderijo do Altíssimo à sombra do Onipotente descansará”. Só à sombra do Onipotente a alma descansa! Ele disse: “alma, come ‘a alma não come alimentos produzidos pela terra; ela só se alimenta de pão espiritual, Jesus disse: “Eu sou o pão da vida” (João 6:35) eis o alimento da alma, Pão do céu. Pão de Deus. Ele disse: “alma, bebe” não sabia ele que para dessedentar a alma é preciso ir a fonte certa, fonte da água da vida. Certa feita Jesus estava diante de uma mulher e pediu-lhe água para beber, e ela não o quis dar lançando-lhe em rosto “como sendo tu judeu me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana?” aqui a água era para dessedentar o físico mas Jesus mostra-lhe uma água ainda mais preciosa: “se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz – dá-me de beber, tu lhe pedirias, e Ele te daria água viva” (João 4:10). Água viva, eis a água com a qual a alma pode saciar-se, só com Jesus. E ele disse quem de mim bebe, nunca terá sede! 
Disse o rico: “alma, folga”. Insensato!!! Com que pode a alma folgar? A alma não pode folgar a não ser na presença de Deus. Muitos abastados, equilibrados financeiramente são os que menos podem folgar. Muita vez são levados aos suicídios, ao refugio das drogas, a pornografia, as orgias... nada disso pode folgar, satisfazer a alma do homem. “Deleita-te também no Senhor, e Ele te concederá o que deseja o teu coração” (salmo 37:4).
A peroração do texto assim descreve: “assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus” (Lucas 12:21).
Sejamos ricos para com Deus, buscando Sua presença, buscando nEle o descanso, o pão, a água, e nEle folgamos, pois só Ele através de Seu Filho, Jesus Cristo, satisfaz a alma do homem. “Que farei?” foi a pergunta inicial do rico. Só que ele fez errado. Teria feito certo se buscasse em Deus a Sua presença para a sua alma.

Deus é TUDO em todos.

domingo, 19 de junho de 2016

Palavras

    Que poderoso instrumento para o bem ou par ao mal podem ser nossas palavras. Jesus disse: “de toda a palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia do Juízo” (Mateus 12:36). Nós somos hoje o que nossas palavras proferiram ontem. Palavras são como sementes lançadas no solo fértil da vida.

    Há quem sempre diga: “eu sou um fracasso, um derrotado”; nunca devemos fazer tal afirmação... só nos rebaixam e nos diminuiriam. Paulo, grande apóstolo do Senhor disse certa vez: “diga o fraco eu sou forte”.

    Sem dúvida alguma, jamais deveríamos assumir o fracasso; a derrota, ainda que ela se nos apresente. Em Jesus somos mais que vencedores, diz a santa palavra de Deus. Em o livro de Provérbios temos uma assertiva por demais verdadeira que diz: “enredaste-te com as palavras da tua boca”. (Provérbios 6:2). Que conselho sábio! Que advertência inteligente!

    Devemos sim, saber o que falar. Muitas vezes não apenas falamos; mas profetizamos. Diga o fraco eu sou forte; isso é o que devemos falar, usar nossas palavras para nos edificar, nos levantar como propulsão não como diminuição.

    Quantas mamães sem saber o poder de suas palavras diz ao filho: ‘Você não serve para nada, você nunca dará em nada que preste. Errado, muito errado, devemos profetizar bênçãos sobre os filhos. Dizer palavras que promovam edificação, que enalteçam e promovam crescimento material, espiritual e psicológico. Isso sim serão palavras de vida.

    Voltemos ao texto que diz: ‘enredaste-te com as palavras da tua boca’ sim, às vezes prometemos algo que sabemos que não podemos cumprir; ficamos presos por tais palavras. Quando dizemos estou com isto ou aquilo (referindo-se a alguma doença) aí o diabo tem a nossa palavra para nos colocar o que dissemos ter. As vezes não temos aquele mal mas, por proferir palavras no sentido de dizer que temos, aí ele vem e coloca o referido mal porque tem a nossa palavra, demos a nossa palavra afirmativamente para ele.

    Então, qual seria o melhor modo de usar nossas palavras? Usando-as de modo positivo, falar sempre de modo positivo: ‘diga o fraco eu sou forte!’. Diga, eu sou mais que vencedor por Aquele que me amou: o Senhor Jesus. Diga sempre eu tenho saúde porque pelas feridas de Jesus eu fui sarado: eu tenho perfeita saúde em Jesus o Autor e Consumador da minha fé!

    Jesus disse: “por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado”, ou seja, não é pelo que os outros falam ou te acusam mas por tuas palavras, pelo que você fala (Mateus 12:37).

domingo, 12 de junho de 2016

Casamento

A gente fica estarrecido, pasmo, ao ver como casa-se e descasa-se hoje em dia. Entre os de maior poder aquisitivo é mais comum isto acontecer... Os artistas se gloriam em dizer: “Já estou no quarto casamento, ou já estou indo para o quinto casamento”.

    Parece que o mundo atual desconhece o que realmente é o casamento: uma instituição divina e que não pode ser profanada!

    O Senhor Deus estabeleceu pelo menos dois institutos: O da primogenitura, onde o primeiro filho gozava de privilégios que os demais não gozavam; Como por exemplo, o dobro de toda a parte da herança. O outro foi o casamento. Deus teve por profano Esaú, pois ele não deu a mínima para esse instituto sagrado que é a primogenitura. Por um prato de lentilhas ele trocou esse direito.

    Hoje, muitos trocam por menos um casamento feliz!!!

    Começou lá no Éden, o inimigo de nossas almas interferiu no lar de Adão e Eva na certeza que separaria o primeiro casal. Deus havia realizado aquele primeiro casamento. O diabo desejava desmoralizar esse ato tão nobre, de uma relevância sem igual. Quis ele jogar por terra uma coisa tão preciosa aos olhos de nosso Senhor.

    Alguém já disse que a família é a célula mater da sociedade; esfacelando a família, ele, por extensão esfacela toda a sociedade. Ele tentou mas não conseguiu; Adão continuou a amar Eva mais ainda! O desejo do tentador é desmoralizar, ou tentar desmoralizar as obras de Deus.

    Veio Jesus, de quem Deus disse à mulher: ‘de ti sairá um que esmagará a cabeça da serpente; O que de fato aconteceu ali no Calvário, ali na cruz do Calvário.

    Jesus principia Seu ministério em um casamento. Lá nas bodas de Caná da Galiléia. Faltou vinho e Ele Jesus prontamente transformou água em vinho. Vinho só não; mas o melhor vinho de que se tinha conhecimento!

    Jesus dá ao casamento uma relevância jamais vista. Ele o príncipe da paz, num casamento que é e é para ser uma união de paz, perfeita paz. Vinho que representa alegria. Não pode faltar o vinho da alegria de Deus que é o Senhor Jesus.

    O casamento é na visão de Deus uma união que deve durar até que a morte os separe. Só a morte pode separar um casal, nada mais. E Jesus é vida. Convide Jesus para o seu casamento e tenha alegria todos os dias de sua vida.

    Deus dá tanto valor ao casamento que comparou a união de Cristo com a Igreja como um casamento.

domingo, 5 de junho de 2016

Vinde todos...

Sim, vinde todos pecadores a Jesus o Salvador. Precisamos de salvação; pois,ao pecar o homem se achou perdido. Perdido de Deus. Perdido em seus delitos e pecados. Perdido por não ter um rumo certo.

Perdido, que precisa ser achado. O homem perdido vai pro inferno, que inicialmente foi criado para o diabo e seus anjos caídos. O homem vai para lá porque é trouxa. Mas, sem Jesus, qualquer um irá para lá! Lugar não muito recomendando a ninguém; a Bíblia diz que é um lugar onde há choro e ranger de dentes. Sem Jesus, fatalmente todos irão para lá; só Jesus nos livra deste lugar funesto.

Vinde todos é o convite maravilhoso do Senhor Jesus Cristo, que a todos quer salvar; só que depende do livre arbítrio de cada um. Crer e aceitar ou descrer e rejeitar o maravilhoso convite do Senhor.

Eu, se tivesse duas alma, entregaria a Jesus a segunda, mas como só temos uma e essa eu já entreguei a Ele e sugiro que faça o mesmo; pois, sem Jesus o homem definha, o homem morre a cada dia, pois o salário do pecado é a morte; mas, o dom gratuito de Deus é a vida eterna por Cristo Jesus nosso Senhor. Só Jesus Cristo salva.

Decida hoje por Jesus para o seu próprio bem, amanhã pode ser muito tarde – Deus diz: “Se hoje ouvires a sua voz não endureçais o vosso coração” hoje é o dia aceitável: o dia da salvação.