Páginas

domingo, 29 de outubro de 2017

Ágape

    É o amor de Deus. Quem em suas faculdades mentais poderia aquilatar, avaliar ou mesmo exaurir um tema como este: o amor de Deus? Há um hino cujo a letra mensura de forma pacata, porém interessante um pouco do nosso tema “Se um mar em tinta se tornasse, e em papel o céu também, e as hastes todas a correr, o amor de Deus a descrever, o descrever tão grande amor, ao mar daria o fim, o céu não caberia tão grande amor.” Onde acharia um livro que desse o suficiente para nele descrever? Impossível, não há como descrever o amor de Deus.

    Os gregos tentaram dar uma parca descrição sobre a palavra amor: ágape, como amor que não espera ser correspondido; sem algo em troca – amor insondável, amor imanente que nasce no próprio Deus. Amor que lhe é peculiar: só Ele tem esse amor. Amor que o homem não entende, nem pode entender, pois nossa mente finita e alienada não vê as cousas do nosso Deus!

    Amor: que é isso na visão natural!?!

    Pedindo ao Senhor que nos abra o entendimento para um dia podermos saber o que é esse imenso amor de Deus.

    O escritor sagrado resumiu nessas palavras: “Deus é amor” (I João 4:8). Mas, esse amor atinge à mim, atinge o céu, atinge a cada um que seja objeto desse amor: Deus é amor... e Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna (João 3:16).

    Amor é isso e muito mais, amor é dar, quem ama prova dando; o dar é próprio de quem ama: Deus é amor.

    Deus amou a ponto de dar o que havia de melhor no céu, no céu não; em todo o Universo: Jesus. Não há maior dádiva que esta. Não há prêmio de maior envergadura, de maior relevância, presente imerecido. Graça de Deus. Dom inefável. Sem igual. Jesus o amor de Deus materializado. Amor concreto. Amor que se fez carne e habitou entre nós. Amor tangível, insondável, imarcescível, imanente, amor na acepção da palavra. Jesus o amor de Deus a nós manifestado.

    A Ele toda glória, todo louvor pelos séculos dos séculos. Amém.

domingo, 15 de outubro de 2017

Aflição pode ser fornalha

Fornalha. O que é fornalha? Ora, fornalha é um grande forno. O aumentativo de forno. Forno que serve para expurgo de metais. Há em São Paulo desses fornos onde o metal é purificado. Ali o metal sofre tamanha caloria que se desprende dele a escória, a impureza. O processo é simples: o cadinho purificador leva o metal ao fogo, onde, recebendo a caloria o metal vai sendo purificado. Quanto mais caloria, mais puro, mais brilhante. Agora vamos ao texto: “Eis que te purifiquei, mas não como a prata: provei-te na fornalha da aflição” (Isa 48:10). Então, Deus prova os seus filhos? Prova, porque deseja de cada um uma vida nova. Somos purificados por Ele. “Eis que te purifiquei...” Ele se vale do crisol para nos purificar. Os meios que Ele usa são muitos; a aflição é um deles. Já houve quem disse: “antes de ser afligido, andava errado...” (salmos 119:67). Em momentos de aflição se busca mais ao Senhor. Em tempos de aflição temos o coração voltado para Deus, mas, por que temos de ser purificados? Porque para Deus somos prata!!!! E é mister que a prata, que somos nos, seja branca e brilhante. De valor inestimável. Quanto mais branca e brilhante, mais valor tem. Branco: pureza. “Sem santidade ninguém verá o Senhor”, é a assertiva bíblica. O Senhor Deus está levando a criação para um propósito definido. O que chamados de Providência. A Providência trabalha com denodo para manter e governar a criação, levando-a até o alvo: participante da santidade divina. A aflição pode ser fornalha conquanto que participemos da santidade de Deus. Porque participando dela veremos a Deus: “...para nosso proveito, para sermos participantes da Sua santidade” (Hb 12:10). Assim que, como a prata que sendo levada ao forno fica purificada: mais branca, mais brilhante, assim Deus deseja que agente também fique. Ninguém deve reclamar ou replicar contra a aflição, seja como for, ela vem para o nosso bem. Não que o escritor seja do tipo masoquista: que cultiva o prazer de sofrer. Não. É que a purificação vem por meio da aflição. A aflição serve de crisol para Deus por nós. E não nos esqueçamos que diante de Deus somente há dois elementos purificadores: o sangue e o fogo. Quem não quer ser purificado pelo sangue, terá de ser purificado pelo fogo. Então, nos submetamos ao tratamento divino: provei-te na fornalha da aflição.

Obs. Hoje vivemos depois do Calvário então, o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado. Ao tempo em que esta escritura foi escrita, ou seja, antes do Calvário, vivia-se crendo na purificação só pelo fogo. Hoje não. Temos Jesus que nos purifica. Temos o sangue de Jesus que nos purifica.

domingo, 1 de outubro de 2017

Ele veio aqui

Conversando com uma pessoa dias atrás, fui indagado de forma brusca e repentina: a pessoas dizia que o mundo está passando por momentos muito difíceis; guerras, terremotos, violência, pai contra filho; filho contra pai e por aí adiante. E a referida pessoa disse “Deus precisa descer aqui e resolver o problema”. Achando que Deus tem a culpa do que esta acontecendo... Esperando que eu me uniria à ele nesta afirmativa, esperou que eu me manifestasse o que de fato aconteceu – eu lhe disse que Deus já esteve aqui e disse à ele “você viu o que fizeram com ele?” Maltrataram, cuspiram-lhe no rosto, desfizeram dEle e por fim o levaram ao monte Caveira, Gólgota e ali O crucificaram, sem dó nem piedade.

E depois que Ele estava morto na cruz um soldado romano enfiou-lhe uma lança no seu lado esquerdo para realmente provar que estava morto... isto muito nos magoa, nos causa asco, não se faz isso nem à um criminoso, muito menos ao Senhor Jesus, Deus conosco que aqui veio e gastou a Sua vida para nos salvar, para nos garantir vida eterna, vida realmente vida.

Ele veio aqui, mas aqui não voltará mais; senão quando nas nuvens vier buscar a Sua amada igreja que ele ansiosamente espera para as bodas do Cordeiro. Pisar nesta terra? Nunca mais!!! Isto aqui pode ir de mal à pior; Ele não virá mais aqui. Compete à nós os que cremos nEle levar a mensagem salvadora do evangelho que ele deixou, evangelho que é boas novas de salvação para um mundo perdido, sem Jesus. Ele vem nas nuvens, arrebatar Sua noiva, ela sim O está esperando pois sem Jesus, nada vale neste mundo.

Você pode ter casa, carro, dinheiro, luxo e tudo o mais inclusive fama, glamour e sucesso, porém sem Jesus isso é nada. Ele gastou sua vida aqui para levar pecadores ao arrependimento. A vida mais preciso do Universo sendo gasta para salvar vidas que nada valem: Esta é a maravilha da graça divina o inocente se fez culpado para que o culpado se faça inocente.

Queres resolver o problemas do mundo como meu interlocutor queria? Simples: tenha Jesus, pois só Jesus muda o mundo para melhor. Ele o remédio que Deus preparou para os males desta vida.

Tenha Jesus e vida melhor!

Jesus é o caminho, a verdade e a vida. (Jo:14:6)