Páginas

domingo, 28 de janeiro de 2018

Liberdade

“Não me roubes a minha liberdade...
Quero voar! Voar!
Estas cousas o pássaro diria,
Se soubesse falar,
E tua’lma, criança, tremeria,
Vendo tanta aflição:
E tua mão tremendo lhe abriria
A porta da prisão...”
(Olavo Bilac)

Ocorreu com os israelitas. Estavam presos. E cativos. No Egito. “Vem agora, pois, e eu te enviarei para Faraó para que tireis o meu povo do Egito” (êxodo 3:10). Deus falara com Moisés na Sarça ardente do Sinai. Sinai era o monte santo onde Deus, através de Moisés, falava ao povo. Monte temível. Cuja austeridade é assustadora: nem se podia nele tocar! Moisés julgava-se incapaz da missão. “Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel” (êxodo 3:11). Aos olhos humanos seria impossível; mas, para Deus, tudo é possível. Moisés talvez pensasse: “quem crerá que eu sou o enviado de Deus para a sua libertação”. Embora o povo israelita (o povo de Deus) orava sem cessar a Deus pedindo um libertador. Deus disse a Moisés: “tenho visto atentamente a aflição de meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores” (êxodo 3:07). Agora Moisés teria de ir, o que de fato aconteceu. Moisés pelo poder de Deus tirou do Egito, o povo israelita. No Egito havia escravidão. No Egito há dores atrozes. Não há, no Egito, salvação. Deus precisara enviar ao Egito a salvação. Hoje, ocorre o mesmo; muitos encontram-se no Egito deste mundo. Escravos. Presos. Sem liberdade.
Estar no Egito é estar no mundo de vícios, de pecados..., escravo de tudo. “Há preso livre e a livre preso” dizia alguém em uma prisão. Esse alguém estava preso em um cárcere, mas sentia-se livre, pois no cárcere, havia aceitado a ajuda de seus salvador Jesus. O povo de Israel, para se libertar,precisava da ajuda de Moisés. Nos dias hodiernos, os que encontram-se presos necessitaram de um único e todo suficiente salvador – Jesus Cristo, o Filho de Deus. Alguém diria: “Preso como?” pois bem, a bíblia nos diz que aquele que comete pecado é servo do pecado. Logo, está preso pelo pecado. Então, precisamos de um libertador. “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32). “que é a verdade?” foi a pergunta de Pilatos a Jesus. Jesus disse: “ se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente series livres” (João 8:36). Jesus é a verdade. “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida” (João 14:6).
Liberdade só em Jesus!!!

domingo, 21 de janeiro de 2018

Tão só

À luz do texto sagrado, posso divisar quão atroz, o sofrimento de meu Jesus por nós. Numa efusão de súplicas por nós. Quanta agonia, tanto sofrimento. Sofreu só. Tão só.
O evangelista Lucas assim escreve: “E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até o chão” (Lc 22:44). O peso do pecado da raça humana era quase que insuportável. O preço a ser pago foi alto. E o Senhor Jesus sabia disso; ausentando-se de seus discípulos. Jesus poupou-lhes tal cena. Cena indescritível. O Getsêmane foi para Jesus, santuário. Um genuflexório no monte. A bíblia diz: “E a apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava...” (Lc 22:41). Orava porque sem oração não há vitória. Há uma grande necessidade de oração contínua. Orar ao Pai, pedir sua orientação, pedir sua divina direção. Jesus deixou-nos exemplos de oração. Orava sem cessar. Voltemos ao Getsêmane, onde meu Jesus padeceu. Ali foi dado o supremo exemplo da renúncia. Ali começou o calvário. Ali começou a agonia. Agonia é uma palavra de origem grega; tem o significado e quer dizer: luta. Luta de morte. Luta contra a morte. Ali Jesus lutou de joelhos! Caiu de borco e orava. O seu sofrimento era tanto que, “apareceu um anjo do céu que o confortava” (Lc 22:43). Foi preciso um anjo para O confortar. Seu amigos, até dormiam. Jesus sofria, por mim, por você, por nós. O que era para nós passarmos, Ele passou por nós. O que devíamos sofrer Ele sofreu por nós. Reconheçamos tamanho sacrifício e tão grande amor e rendamos graças à Deus por Jesus. Ali começou o calvário: e terminou quando disse ‘está consumado’ (Jo 19:30). Como que dizendo: paguei o preço requerido por Deus para a salvação. Agora, para que alguém seja salvo, basta crer. Basta crer. Dispensa sacrilégio. É dispensado méritos humanos (posto que não os temos). É mister crer. Crer em Jesus, crer no que Ele fez por nós. Crer nEle único e todo suficiente salvador dos homens. Ele morreu e ressuscitou pelo poder de Deus por nós. Por salvar-nos. Só Ele pode salvar-nos!!!

domingo, 14 de janeiro de 2018

Noite

Mas ninguém diz: “Onde está Deus, que me fez? Que dá salmos entre a noite?” (Jó 35:10).

Ninguém inquire; ninguém pergunta: onde está Deus que me fez? É mister perguntar, inquirir; Deus quer ser procurado, solicitado para então responder. Atravessamos noites inteiras sem solicitar o auxílio dEle. Pensamos ser autosuficientes. Ele quer ser solicitado. Procuremo-lO então. Mas, o que é a noite? Há um texto que diz: “O choro pode durar uma noite; mas a alegria vem ao amanhecer” (sl 30:5). A noite é um período curto. Tem pequena duração. Dura um só período.

Nicodemos foi procurar Jesus de noite... ele precisava encontrá-lO e o encontrou. Fez certo, o caminho é Jesus. A vida é Jesus. A verdade é Jesus. Agora, a Palavra diz que Ele dá salmos entre a noite. Veja: mesmo em dificuldades temos um louvor, um cântico ao Senhor! Nada pode nos abater, cantamos ao invés de murmurar. E quando cantamos uma porta se nos abre. Divisamos a saída daquela noite. Saímos louvando a Deus.

Paulo e Silas perto da meia noite cantavam e oravam quando o cárcere foi aberto; estavam presos numa noite, porém, Deus deu salmos entre a noite. E eles cantavam e louvavam ao Senhor e as prisões foram soltas, todos foram soltos; as prisões estavam abertas. O louvor abre portas!

O choro pode durar uma noite mas a alegria vem pela manhã. Quando é esta manhã? Esta manhã é quando a Palavra se nos abre. Temos uma revelação de Deus na Palavra. Uma luz, um entendimento da Palavra, isto é um amanhecer de luz.

Jacó fugia da presença de seu irmão, mas ao cair a noite ele se prepara para o repouso noturno. Usa como travesseiro uma pedra. Ao dormir, vê uma escada que toca da terra até o céu. Anjos subindo e descendo: uma visão celestial.

O que é está pedra usada como travesseiro? Esta pedra representa a luz da revelação da última Palavra revelada a ele, sim na cabeça, pois é na mente que devemos ter à luz da Palavra de Deus. Isto é o amanhecer
.

domingo, 7 de janeiro de 2018

Ele veio aqui

Conversando com uma pessoa dias atrás, fui indagado de forma brusca e repentina: a pessoas dizia que o mundo está passando por momentos muito difíceis; guerras, terremotos, violência, pai contra filho; filho contra pai e por aí adiante. E a referida pessoa disse “Deus precisa descer aqui e resolver o problema”. Achando que Deus tem a culpa do que esta acontecendo... Esperando que eu me uniria à ele nesta afirmativa, esperou que eu me manifestasse o que de fato aconteceu – eu lhe disse que Deus já esteve aqui e disse à ele “você viu o que fizeram com ele?” Maltrataram, cuspiram-lhe no rosto, desfizeram dEle e por fim o levaram ao monte Caveira, Gólgota e ali O crucificaram, sem dó nem piedade.

E depois que Ele estava morto na cruz um soldado romano enfiou-lhe uma lança no seu lado esquerdo para realmente provar que estava morto... isto muito nos magoa, nos causa asco, não se faz isso nem à um criminoso, muito menos ao Senhor Jesus, Deus conosco que aqui veio e gastou a Sua vida para nos salvar, para nos garantir vida eterna, vida realmente vida.

Ele veio aqui, mas aqui não voltará mais; senão quando nas nuvens vier buscar a Sua amada igreja que ele ansiosamente espera para as bodas do Cordeiro. Pisar nesta terra? Nunca mais!!! Isto aqui pode ir de mal à pior; Ele não virá mais aqui. Compete à nós os que cremos nEle levar a mensagem salvadora do evangelho que ele deixou, evangelho que é boas novas de salvação para um mundo perdido, sem Jesus. Ele vem nas nuvens, arrebatar Sua noiva, ela sim O está esperando pois sem Jesus, nada vale neste mundo.

Você pode ter casa, carro, dinheiro, luxo e tudo o mais inclusive fama, glamour e sucesso, porém sem Jesus isso é nada. Ele gastou sua vida aqui para levar pecadores ao arrependimento. A vida mais preciso do Universo sendo gasta para salvar vidas que nada valem: Esta é a maravilha da graça divina o inocente se fez culpado para que o culpado se faça inocente.

Queres resolver o problemas do mundo como meu interlocutor queria? Simples: tenha Jesus, pois só Jesus muda o mundo para melhor. Ele o remédio que Deus preparou para os males desta vida.

Tenha Jesus e vida melhor!

Jesus é o caminho, a verdade e a vida. (Jo:14:6)