Páginas

domingo, 27 de outubro de 2013

Saliva

Assunto que fere ao bom gosto. Fere quanto a sua má interpretação. Mas, que é a saliva? Saliva é água mais sal. Produto próprio de quem tem boa saúde. H2O+CL. Agora vamos ao texto: João 9 fala-nos da cura dum cego de nascença. Fato curioso por sua peculiaridade: Cristo cura uma cegueira de alguém, cego desde o ventre, de maneira curiosa. Primeiro, os discípulos lhe perguntam quem pecou para que o infeliz nascesse cego, depois vem a cura. O Senhor Jesus Cristo diz que nem o pai, nem a mãe pecara, mas isto é para a Glória de Deus. Muita vez nos queixamos de doença em nós e em um de nossa família e esquecemos que pode até ser uma permissão de Deus, para a sua Gloria. A resposta de nosso Mestre é peremptória: “Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus” (João 9:3). Diz o texto sagrado que Jesus cuspiu na terra e com a saliva fez lodo e untou com o lodo os olhos do cego (João 9:6). Aqui está o nosso assunto saliva para a cura do cego. Sim, saliva!!! Por que teria usado saliva? Fazer lodo, mandar lavar no tanque de Siloé (que quer dizer o enviado), porque seria? Será que Jesus efetuaria a cura a poder de saliva? Creio que não. Corria entre os judeus da época um dito que a saliva em contato com o pó da terra havia poderes terapêuticos para a cura de cego, mas será por isso que Jesus usou este meio? Não. Jesus não precisa usar lodo para curar alguém. Houve casos que o Senhor disse apenas uma palavra e o personagem foi curado. Temos o servo do centurião de Cafarnaum, Jesus disse apenas uma palavra (Mateus 8:13). E muitos outros. O que Jesus quis foi exatamente ajudar o cego. É preciso que se desperte a fé em uma pessoa para que crendo receba a graça. Desta forma, Cristo estimulou a fé no cego. Quereis ver?
Pedro estava quase afundando no mar e Jesus estendendo a mão segurou-o. Não seria preciso estender a mão; bastava falar somente uma palavra e Pedro emergeria. Mas, para estimular a fé ao discípulo estendeu a mão (Mateus 14:31). É preciso ajudar ao necessitado. Foi o que Cristo fez ajudou ao cego untando-lhe os olhos com lodo formado pela Sua saliva.
Houve um discípulo que foi muito sincero quando pediu Jesus: “ajuda-me na minha incredulidade”. É preciso que Jesus nos ajude a crer mais nEle. A fé quem dá é Ele. Ninguém tem fé porque quer.
A saliva não ajudou a Jesus para o milagre, ajudou sim ao cego, quanto a sua fé para alcançar o milagre.

A saliva não tem poderes terapêuticos, clínicos, só serviu para, em rara exceção, estimular a fé ao necessitado. Gloria à Deus, ela cumpriu o seu papel. “O homem chamado Jesus, fez lodo e untou-me os olhos, e disse-me: vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui e lavei-me e vi” (João 9:11).

domingo, 20 de outubro de 2013

O sexto sentido

As criaturas, de um modo geral, se conduzem ou se orientam pelos cinco sentidos. É a velha natureza adâmica, caída e degenerada, herdada pela queda ali no Éden. O homem só crê naquilo que pode ver; E isto está contrário ao que realmente deve ser: Crer para ver!


Precisamos viver o mundo espiritual; O mundo maior, não medíocre que se deixa levar pelas aparências. Precisamos nos orientar pelo sexto sentido: o da fé, e a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus (Romanos 10:17) somos um ser espiritual. Somos um espírito que tem corpo e não um corpo que tem espírito. Daí a necessidade muito maior de suprirmos o espírito com o verdadeiro pão celestial que é Cristo. Temos de ter uma vida no espírito: “Vivei no Espírito e não cumprireis as concupiscências da carne” É o conselho da palavra de Deus.

A vida realmente vida é a vida espiritual, é a vida que se projeta à eternidade, que transcende à tudo o que é material aqui, seja casa, carro, riquezas, ou amizades; O que é viver cem anos, por exemplo, se alguém conseguir chegar à essa proeza no contexto da eternidade? Cem anos é nada pensando a nível de eternidade. Vivemos aqui com os olhos postos nela (Eternidade) pois ou vivemos eternamente com Cristo ou eternamente sem Ele.


Jesus só será para você alguém lá, se aqui Ele já for o seu salvador. Só Jesus nos recomenda ao Pai da eternidade.


Os cinco sentidos nos foram dados para a vida material, a vida aqui neste mundo. “Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas”. “Pensai nas coisas que são de cima”, onde Deus está, é o conselho do Senhor Jesus para todos. O que interessa é o reino de Deus e para habitar nesse reino é mister o uso do sexto sentido: a fé, e se a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus, então temos de ouvir para crer e não ver para crer.


Crer é a solução, Deus diz: Tudo é possível ao que crê.






  • Pensamento para a nova semana: Andai na fé que uma vez foi dada aos santos, este caminho da fé o conduzirá à uma estrada plana de realizações.

domingo, 13 de outubro de 2013

Ressuscitou

Cada religião que conhecemos seus líderes, fundadores, estão mortos. Vá ao cemitério e verás que há uma cripta escrita assim: aqui jaz Maomé fundador do Islamismo. Morreu e continua morto! Buda continua morto! E tantos outros que aqui não quero mencionar, pois, nem dignos são que se faça menção de seus respectivos nomes. Há, porém, um que eu tenho o prazer e o privilégio de citar Seu nome; que é o mais importante nome de todo o Universo, ele é o Senhor Jesus Cristo que morreu, mas ressuscitou.

Sem ele, nossa crença seria vã. Nossa esperança nula. Nosso viver sem significado. Mas, ele vive, e porque ele vive eu posso crer no amanhã.

As mulheres tinham ido até o sepulcro de Jesus; e lá chegando tiveram uma surpresa agradável: ‘por que buscais o vivente entre os mortos?’ Coisa linda! Vivente, palavra enfática pois, diz que o que era morto, mas que agora vive. E vive eternamente, para a glória do Pai!

Ele realizou a obra perfeita ali na cruz: está consumado! Tudo o que o pai lhe havia prescrito, havia tido o seu cumprimento: realizou obra completa.


Ele veio para salvar e buscar o que havia perdido. Veio salvar ao mais vil pecador, dando-lhe a vida eterna. Nós não merecíamos; ele, por sua graça, nos concedeu a vida eterna. Deus aceitou seu sacrifício vicário realizado ali na cruz e como prova disso O ressuscitou dos mortos. Ao terceiro diz Deus através do seu santo Espírito desce até o túmulo de Jesus e o ressuscita. Aleluia Cristo vive!!! Ele vive pela glória do Pai. Ele vive e intercede por nós. Ele vive e dá vida para quem nele crê. Vida só não; vida abundante... eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. (João 10:10)

domingo, 6 de outubro de 2013

O Eleito

Sim, o eleito do Senhor Deus; único preparado para receber os pecados da humanidade. ‘Quem irá por nós, quem se apresentará ao mundo e salvar o homem?’ Foi a pergunta que ecoou no céu. Ele, o eleito de Deus, o Altíssimo, se apresenta: “Eis me aqui, envia-me a mim”. Quando entra no mundo diz: corpo me preparaste – sim, o corpo onde receberia todas as mazelas do homem caído. No corpo do Senhor Jesus foram colocadas todas nossas enfermidades e moléstias – todas.
Isaias profetiza de modo cabal: Ele levou em seu corpo os nossos pecados e por suas pisaduras fomos sarados. Isto é uma verdade, não é uma mera retórica para religiosos. Ele levou em seu corpo, sobre o madeiro os nossos pecados e pelas suas feridas fomos sarados, diz Pedro em sua Primeira Carta, capitulo 2, versículo 24.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, sem Pastor, mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos, o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele.
Ele, o eleito de Deus para sofrer em nosso lugar, aquilo que deveríamos sofrer.
Ele, Jesus, o eleito de Deus para nos trazer de volta a comunhão santa com o Senhor.
Sem essa comunhão estamos desguarnecidos, desprotegidos e a mercê de tudo o que acontece neste mundo vil.
Eu diria neste mundo imundo que não procura a comunhão com o Senhor.
Essa comunhão o homem tinha ali no Éden, antes do pecado; perdeu, mas precisa dela novamente.
O homem não vive sem a comunhão com Deus. Essa comunhão é como se fosse um vazio, dentro do homem, vazio que é do tamanho de Deus que só pode ser preenchido com a presença de Deus.
É como um jogo de quebra-cabeça: a peça certa é aquela, não adianta tentar por outra no lugar, pois certamente não dará.
Não adianta querer preencher este vazio com fama, glória, riqueza, orgias e tantas outras coisas; só se preenche este vazio da alma com a presença do Senhor Deus.
E essa presença é o Senhor Jesus Cristo, o eleito de Deus para resolver todos os problemas do homem caído – só Jesus.