Páginas

domingo, 27 de outubro de 2013

Saliva

Assunto que fere ao bom gosto. Fere quanto a sua má interpretação. Mas, que é a saliva? Saliva é água mais sal. Produto próprio de quem tem boa saúde. H2O+CL. Agora vamos ao texto: João 9 fala-nos da cura dum cego de nascença. Fato curioso por sua peculiaridade: Cristo cura uma cegueira de alguém, cego desde o ventre, de maneira curiosa. Primeiro, os discípulos lhe perguntam quem pecou para que o infeliz nascesse cego, depois vem a cura. O Senhor Jesus Cristo diz que nem o pai, nem a mãe pecara, mas isto é para a Glória de Deus. Muita vez nos queixamos de doença em nós e em um de nossa família e esquecemos que pode até ser uma permissão de Deus, para a sua Gloria. A resposta de nosso Mestre é peremptória: “Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus” (João 9:3). Diz o texto sagrado que Jesus cuspiu na terra e com a saliva fez lodo e untou com o lodo os olhos do cego (João 9:6). Aqui está o nosso assunto saliva para a cura do cego. Sim, saliva!!! Por que teria usado saliva? Fazer lodo, mandar lavar no tanque de Siloé (que quer dizer o enviado), porque seria? Será que Jesus efetuaria a cura a poder de saliva? Creio que não. Corria entre os judeus da época um dito que a saliva em contato com o pó da terra havia poderes terapêuticos para a cura de cego, mas será por isso que Jesus usou este meio? Não. Jesus não precisa usar lodo para curar alguém. Houve casos que o Senhor disse apenas uma palavra e o personagem foi curado. Temos o servo do centurião de Cafarnaum, Jesus disse apenas uma palavra (Mateus 8:13). E muitos outros. O que Jesus quis foi exatamente ajudar o cego. É preciso que se desperte a fé em uma pessoa para que crendo receba a graça. Desta forma, Cristo estimulou a fé no cego. Quereis ver?
Pedro estava quase afundando no mar e Jesus estendendo a mão segurou-o. Não seria preciso estender a mão; bastava falar somente uma palavra e Pedro emergeria. Mas, para estimular a fé ao discípulo estendeu a mão (Mateus 14:31). É preciso ajudar ao necessitado. Foi o que Cristo fez ajudou ao cego untando-lhe os olhos com lodo formado pela Sua saliva.
Houve um discípulo que foi muito sincero quando pediu Jesus: “ajuda-me na minha incredulidade”. É preciso que Jesus nos ajude a crer mais nEle. A fé quem dá é Ele. Ninguém tem fé porque quer.
A saliva não ajudou a Jesus para o milagre, ajudou sim ao cego, quanto a sua fé para alcançar o milagre.

A saliva não tem poderes terapêuticos, clínicos, só serviu para, em rara exceção, estimular a fé ao necessitado. Gloria à Deus, ela cumpriu o seu papel. “O homem chamado Jesus, fez lodo e untou-me os olhos, e disse-me: vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui e lavei-me e vi” (João 9:11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário