Não se glorie...
Há quem se glorie nas riquezas, na fama, nas glórias terrenas e efêmeras, que logo passam e nada deixam de bom para a posteridade. São coisas daqui, e aqui ficam.
Querer ser ovacionado é próprio do ser humano, queremos que sempre nos falem bem... A vida não consiste somente em ovação!
Há o muito sábio e se sente melhor e superior aos demais: 'sou eu e mais ninguém'.
O muito rico se acha superior ao muito pobre - e isso lhe dá uma sensação de superioridade; até sua fala é diferente: imposta a voz e grita muitas vezes.
De que, então, deveríamos nos gloriar? A palavra de Deus nos dá a resposta em Jeremias 9:23 "Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas o que se gloriar glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na Terra: porque destas coisas me agrado diz o Senhor!"
Nunca confie em suas próprias habilidades. Em sua própria destreza. Confie no Senhor, que levanta o caído e do monturo dá ascensão ao que não tem nenhum vigor.
Glorie-se em conhecer que o Senhor e só o Senhor deve ser glorificado. Nada pode ocupar o lugar do Senhor.
Não se glorie o forte na sua força. Ninguém é forte o suficiente quando as vicissitudes da vida se nos apresentam, para vencê-las. Davi, rei de Israel dizia: "Minha força é o Senhor" (Salmo 118:14)
Por muito intelectual que alguém seja, jamais saberá o suficiente para dominar ainda que no campo da ciência, todas as coisas, somos limitados. O homem foi criado completo - a ponto de dar nome a todos os animais e aves e toda espécie marinha, mas o pecado limitou o homem, hoje ele tem sua mente alienada 'não enxerga um palmo adiante do seu nariz', é preciso a graça de Deus para que esse homem se conduza de modo satisfatório diante do Criador.
Então, em que devemos nos gloriar? O texto sagrado responde: "glorie-se nisso: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor..." O que o homem precisa é conhecer o Senhor. Oseias em seu livro diz que o povo foi destruído por falta de conhecimento. (Oseias 4:6) Devemos sim, conhecer e reconhecer que Deus é o Senhor! A Ele toda glória, todo louvor desde agora e para sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário