Páginas

domingo, 30 de agosto de 2015

Moriá



Perguntado sobre o que seria o meu “moriá” tive que responder o seguinte: Moriá é o altar onde devemos sacrificar o nosso “eu”. Abdicar de muitas coisas que gostamos e nos sentimos bem... Renunciar ao pecado que tão de perto nos rodeia; deixar alguns costumes que muitas vezes nos são peculiares. Sacrificar tudo quanto depõe contra a vontade de Deus. Lembrar de que somos do céu e não daqui! Buscamos as cousas que são de cima, onde Deus está! Pensamos nas coisas do alto! Pensai nas coisas que são de cima, disse Jesus. Fomos assentados nas regiões celestiais com Cristo. (Efésios 2:6) Vivemos para Ele e para a glória dEle. “Porque dEle e por Ele e para Ele são todas as coisas, glória pois a Ele eternamente amém.” (Romanos 11:36)


Agora vamos ao texto de Gênesis capítulo vinte e dois: Deus havia prometido um filho a Abraão: Isaque. Quando esse tão esperado filho veio, Deus o pede em sacrifício. Abraão não titubeou, foi ao monte Moriá e ali iniciou todo o ritual: prepara o altar, coloca a lenha, prepara o fogo, o cutelo e por fim colocou seu filho, seu único filho, o qual Deus o tinha dado para dele fazer uma grande Nação. A maior da Terra, os eleitos do Senhor! Quando deita seu filho ali e vai abaixar o cutelo na direção do menino para o sacrificar, Deus grita desde os céus: “Não faças tal; agora sei que tu temes a Deus”. É mister total entrega ao Senhor, no altar do Senhor. Entrego tudo: Minha vida, meu viver, meu tudo diante do Senhor. Tudo entregarei, para a glória do Pai.


Um pensamento para a nova semana: Vivei em contato com o Cristo vivo, conhecei o amor que Deus nos tem, e nEle crede e estarei seguros; esse amor é uma fortaleza inexpugnável contra os ataques de satanás. Torre forte é o nome do Senhor para ela correrá o justo e estará em alto retiro. (Provérbios 18:10).

domingo, 23 de agosto de 2015

Lázaro e o rico

Que dizer de uma parábola, que por sua peculiaridade transcende ao fato de ser parábola, para ser algo real e verdadeiro, pois Jesus dá nome aos personagens. Lázaro, homem que representa o povo gentio, sem direito as benécias que desfrutavam o povo judeu.

Eram eleitos, os escolhidos do Senhor para herdarem tudo o que de bom há de Deus para eles. Desperdiçaram muito por terem demais. Regalaram a ponto de deixar cair de suas próprias migalhas, que nós os gentios não desperdiçamos, mas abraçamos e aceitamos como benção de Deus para nós. A mulher sirofenícia soube como aproveitar o que estava sendo desperdiçado: ‘mas os cachorrinhos também comem das migalhas que caem da mesa de seus senhores. ’

Oh! Quão grande é a sua fé! Disse Jesus, feliz em saber que alguém quer o que os outros não quiseram. Jesus veio para o que era seu, mas, os seus o rejeitaram; não quiseram o que há de melhor no céu e na terra, em todo Universo. (Mateus 15:28)

O rico tinha tudo de bom e do melhor: sua porção era essa.

Vivia regaladamente – coisa de rico. Ao pé dele havia um ser humano não muito bem quisto, pois, vivia chagado ao ponto de os cães lamberem suas feridas. Que quadro!!! O quadro do pecador chagado da cabeça aos pés!

Pecador que se arrepende, e aceita o perdão do Senhor. Perdão que os outros desprezaram... não fizeram conta. Se achavam cheios e satisfeitos, sem a necessidade da ajuda do Altíssimo. O rico nunca precisa de Deus. Pelo menos é o que ele pensa. Jesus disse aos discípulos de João, quando interpelado por estes: aos pobres é anunciado o evangelho. (Mateus 11:5) Na última hora o rico pensa em seus familiares e querendo, numa derradeira tentativa de salvar alguém, diz: mande que alguém vá aos meus irmãos e diga para eles não virem para este lugar de tormento, no qual estou. A resposta não foi muito animadora para ele: eles têm os profetas e a lei de Deus, então obedeçam a lei e os profetas e serão salvos.


Este relato encontra-se no livro de Deus: Lucas 16:19 a seguir.

domingo, 16 de agosto de 2015

O convite de Jesus

Dentre muitos convites que normalmente recebemos, este é, sem dúvida, o melhor e o mais importante de todos. Quem está a nos convidar é nada mais, nada menos que o criador do Universo! Trata-se do filho de Deus, a Palavra encarnada, o verbo divino, aquele por quem tudo foi criado, – o salvador Jesus Cristo.

Ele diz: “vinde a mim, todos os cansados e oprimidos que eu vos aliviarei” (Mateus 11:28)

Cansados e oprimidos, é o que temos hoje no mundo. As pessoas se acham em trabalhos e aquisições financeiras, muitas vezes fora da vontade divina e o resultado disso é enfado e canseira. Toda e qualquer aquisição fora da vontade de Deus redunda em opressão e cansaço. Jesus diz ‘vinde a mim cansados e oprimidos que Eu vos aliviarei’. Que convite mais lindo! Ele diz que pode nos fazer descansar e mais, nos alivia da opressão. Quantas pessoas procuram o auxílio de psiquiatras para aliviar a opressão...

Jesus dá-nos esse alivio mais que preciso e oportuno. Vinde a mim... temos de ir até Ele e só a Ele. Não é todo dia que se recebe um convite desses! Quanta moça desejaria receber um convite de casamento e não recebe. Quantas pessoas gostariam de receber um convite para algo mais importante e não recebem; tipo: vem para cima, para uma posição de relevo, uma posição de destaque, e não conseguem.

Jesus diz vinde a mim; se queremos realmente a solução para os problemas devemos ir sempre a Ele, somente a Ele.

Tem pessoas que buscam solução em tudo, correm ao gerente do banco quando em situação financeira desconfortável; correm ao advogado quando com problemas no casamento; correm para o médico, quando com problemas de saúde...

A Bíblia diz ‘buscai primeiro o reino de Deus e todas essas coisas vos serão acrescentadas’ (Mateus 6:33). Então devemos buscar primeiro a Jesus, correr para ele, pois só Ele sabe como resolver todas as nossas vicissitudes.

Torno a repetir: toda e qualquer aquisição feita fora da vontade dEle redunda em opressão e cansaço. Só que o Senhor Jesus continua a convidar: ‘vinde a mim cansados e oprimidos que eu vos aliviarei’.

Queres aceitar o convite de Jesus?


O texto sagrado nos convida a confessar o Senhor Jesus Cristo, com a nossa boca, e crer no coração e só assim seremos salvos. (Romanos 10:9)

domingo, 9 de agosto de 2015

Salvação

“Vós, com alegria, tirareis águas da fonte da salvação” (Isaias 12:3).

Dera Deus um mandamento ao homem: “e ordenou o Senhor Deus aos homens: ‘de toda arvore do jardim comerás livremente; mas da arvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comerdes, certamente morrerás” (Gênesis 2:16,17). O homem, por sua vez, obstinadamente desobedeceu. Assim foi o começo do pecado. Uma pequena desobediência. Uma falta de atenção ao que ordenara o Senhor Deus. “E vendo a mulher que aquela arvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e arvore desejável para dar entendimento, tomou de seu fruto e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela” (Gênesis 3:6). Como corolário, conseqüência da desobediência a Deus; o homem teve de ausentar-se de Deus e a terra maldita por sua causa; a mulher com dores ao conceber filhos, com dor comerás o teu pão. Tudo isso por causa do pecado. E hoje, o homem não é pecador porque peca: ele peca porque é pecador. Vem já no sangue, a semente maldita do pecado. Através de um só homem o pecado chegou até nós. “Porque todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus” (Romanos 3:23).

Mas, Deus é amor. Por um só homem – Jesus Cristo – veio a salvação. “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram” (Romanos 5: 12). “Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem abundância da Graça, e do dom da Justiça, reinarão em vida por um só – Jesus Cristo”. (Romanos 5:17) “Porque pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores; assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos” (Romanos 5:19). A paga pelo nosso pecado foi o preciosíssimo sangue de Jesus. “E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão” (Hebreus 9:22).

Como são perdoados meus pecados? “não, vos digo: antes, se vos não arrependerdes todos de igual modo perecereis” (Lucas 13:3).

Então, é mister arrependimento. “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (I João 1:9). É preciso confessar-lhe. Porque confessando nossos pecados em arrependimentos Ele nos perdoa. Devemos crer e aceitá-Lo como todo suficiente salvador. “Crê no Senhor Jesus Cristo e será salvo...” (atos 16: 31). Se faz necessário, ou melhor, é imprescindível vir a Ele – Jesus. “Todo o que o pai me dá, virá a mim; e de maneira nenhuma o lançarei fora”. Disse Jesus (João 6:37)

Só Jesus Cristo salva.

domingo, 2 de agosto de 2015

História

A história começa com um casal ali no Éden, o jardim de Deus; um paraíso aqui na terra. Tudo era muito lindo, ocorria como Deus o planejara.

A vida alí era um mar de rosas, se assim podemos dizer. A terra era abençoada e dava o seu fruto à grandes bátegas, sem o muito esforço humano: o único trabalho era colher e comer!

Havia harmonia entre os animais: o leão pastava com as ovelhas... alguém pode imaginar isto? Deus, na viração do dia descia para comungar com o casal. Pensem o que poderia ser mais lindo; Deus, o Senhor conversando e ouvindo Adão e Eva!!! A comunhão com o Senhor é o que há de mais imprescindível, não pode faltar nunca. Sem Deus o homem definha, sem o Senhor o homem morre.

E não falo aqui só da morte física, mas, e também da morte espiritual; pois, afastado de Deus o homem passa fome, uma fome terrível que deseja comer alfarrobas, comida de porcos. (Lucas 15:16)

Deus havia escrito uma história muito bela para o ser humano, acontece que o inimigo de nossas almas, com uma “baita” inveja, tentou “melar” o plano do Senhor. Após uma incorporação espírita, aliás, a primeira de que se tem conhecimento, entra em uma serpente e tenta a mulher que ao dar ouvido a ela cai em tentação, seja ela qual for, pois é perniciosa e só em a ouvir já ficamos contaminados.

A história do homem estava muito bem escrita pelo Senhor e seria uma história de amor, pois Deus é amor!

O pecado entrou no mundo e como consequência disso temos o que vemos hoje em toda a Terra: crimes, guerras, doenças, desarmonia geral... Há um antídoto contra o pecado e está disponível a todo o ser humano. Anulando a semeadura da vida pela aceitação do salvador Jesus Cristo. Em Adão semeamos a má semente da desobediência. Jesus veio para desfazer as obras do diabo (1 João 3:8). Ele instigou Eva ao torcer a palavra de Deus e em assim sendo, provocou dúvidas nela, resultando na desobediência ao Senhor. A dúvida é do diabo, quem duvida é semelhante a onda de mar que agitada pelo vento vai de um lado para outro sem nenhum destino (Tiago 1:6).

Creia em Jesus e o receba em seu coração e terá uma estrada plana diante de seus pés, verás que pondo a fé nele e lhe obedecendo serás mais que vencedor.