Páginas

domingo, 17 de julho de 2016

Que diversão

Há quem ache diversão num campo de futebol. Outros, porem, preferem salões de festas para divertirem-se. Alguns à custas alheias. Entretenimento faz parte da vida. Quem vive precisa distrair-se com alguma cousa. A diversão é uma forma de como livrar-se da tensão nervosa. A diversão distrai, desentorpece o ser humano. Ela é, portanto, boa.

No livro sagrado encontramos uma diversão cujo autor pouco (ou nada) nos agrada. Pouco não; não nos agrada em nada. Trata-se de Satanás. O que entendemos ali é que ele se diverte com as criaturas. Analisando o que ele tem feito com este mundo, pensamos ser o lugar predileto dele, a terra, para suas diversões. As tragédias, as catástrofes, os crimes de sangue, as drogas, a violência... os atentados contra Deus.

Nas palavras do escritor sagrado podemos divisar: primeiro o Senhor pergunta: “Donde vens?” e ele (Satanás) logo responde “De rodear a terra, e passear por ela” (Jó 1:7). Rodear a terra e passear por ela quer dizer que Satanás escolheu a terra para efetuar seus passeios! Passeando e distraindo-se à procura de diversão: já o passeio é uma diversão, mas encontra outra diversão: Jó. Um ser que teme ao Senhor é uma diversão para Satanás. Querem ver? Logo busca como divertir-se com a raça humana na figura de Jó. “Observaste tu o meu servo Jó?” foi o que o Senhor Deus perguntou a ele. E o Senhor acrescenta: “Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero e reto, homem temente a Deus e desviando-se do mal” (Jó 1:8).
Admirável!!!
Deus confiou em um homem, fazendo menção dele à Satanás. E ainda mais: “(...) ninguém há na terra semelhante a ele (...)”. Deus testemunhou dele à Satanás. Deus conhece todos os seus filhos. A Bíblia diz que Ele sabe até quantos cabelos há na cabeça de qualquer um deles. As qualidades de Jó são realmente ponderáveis. Alguém que seja sincero, reto, temente a Deus e desviando-se do mal; será que há, hoje, alguém em quem Deus possa confiar? Em Jó Ele confiou. É sobre isso que vamos falar.

Satanás vendo a confiança de Deus à Jó, logo entra em cena: “porventura teme Jó a Deus debalde?” (Jó 1:9). Foi uma pergunta inteligente. Ninguém teme a Deus em vão. Ninguém que teme realmente a Deus fica sem a paga. Mas o que ele queria era outra coisa: “porventura não o cercaste tu a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem?” (Jó 1:10). “Toca-lhe em tudo quanto tem, e verás senão blasfema de ti na tua face!” ele queria, nas palavras do Senhor Jesus, cirandar com o temente a Deus Jó. E o Senhor lho permitiu tocar em tudo, exceção feita da alma. Deus permitiu que destruísse tudo de Jó: seu gado, seus criados, camelos, filhos, filhas e até na sua saúde, ele tocou em Jó. Contudo Jó em nada se opôs a Deus; pelo contrário, louvou ao Senhor numa prece de uma eloqüência dramática: “Nu saí do ventre da minha mãe, e nu tornarei para lá; o Senhor deu, e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor” (Jó 1:21). Jó era o mais rico em todo Oriente. Ficou sem nada. A Bíblia nos afirma: “em tudo isso Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma” (Jó 1:22). Então Satanás se diverte na terra com seres humanos de Deus.
Que diversão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário