Páginas

domingo, 21 de maio de 2017

Que tens, Agar?

Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. (2 Pedro 1:10)


A julgar pela aparência seria uma mulher igual as outras. Só que não era. Ela havia engravidado do patriarca Abraão; e isso por sugestão de Sara sua mulher! Ambos queriam um filho; só que esse não vinha. Deus havia prometido a Abraão um filho. Só que estava, segundo eles, demorando.

Deus não demora a fazer coisa alguma... o Senhor faz tudo na hora certa, nem se adianta nem atrasa: na hora certa. Sara estava ficando preocupada, pois passara o tempo das mulheres. Daí surge nela uma ideia: Abraão deve entrar a sua serva Agar e gerar nela um filho. Sara não crera na promessa de Deus. Deus havia prometido um filho ao casal, filho que seria pai de uma grande multidão.

A multidão dos judeus, o povo eleito. Quem era Agar? Uma desafeta de Israel. Não fazendo parte do povo eleito, mesmo assim o Senhor a abençoou. Mas, por que o Senhor a abençoou? Ela tinha em seu ventre o filho de Abraão! Ela tinha gerado a Ismael que é o pai de todos os árabes.

Por ciúmes Sara a despede e esta sai em demanda ao deserto de Berseba. Lá, em faltando água ela coloca o menino sentado a uma distância de um tiro de arco e se coloca para não ver a morte do garoto. Em poucos instantes ela levanta a voz num choro copioso. Chora ela e o menino. Deus ouviu o choro do menino e dá a ela uma mensagem: “não temas, porque Deus ouviu a voz do rapaz desde o lugar onde está” (Gênesis 21:17).

Entende, Deus é fiel, ele cuida dos seus. Perto dela já havia uma fonte para dessedentar a sede dela e do menino, que cresceu e se fortaleceu e se casou e gerou uma multidão de gente que não se pode contar. Ismael foi homem valente e destemido trazendo felicidade à sua mãe.

A princípio ela se preocupara, mas agora, crendo no Altíssimo estava ela protegida e abençoada. Que tens, Agar? À exemplo de Agar que possamos crer e confiar no Senhor ele salva e fortalece, cura e liberta. O Senhor é o nosso Salvador fiel.

O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará! (Salmos 23:1)

Um comentário: