Páginas

sábado, 6 de julho de 2013

Liberdade

“Não me roubes a minha liberdade...
Quero voar! Voar!
Estas cousas o pássaro diria,
Se soubesse falar,
E tua’lma, criança, tremeria,
Vendo tanta aflição:
E tua mão tremendo lhe abriria
A porta da prisão...”
(Olavo Bilac)

Ocorreu com os israelitas. Estavam presos. E cativos. No Egito. “Vem agora, pois, e eu te enviarei para Faraó para que tireis o meu povo do Egito” (êxodo 3:10). Deus falara com Moisés na Sarça ardente do Sinai. Sinai era o monte santo onde Deus, através de Moisés, falava ao povo. Monte temível. Cuja austeridade é assustadora: nem se podia nele tocar! Moisés julgava-se incapaz da missão. “Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel” (êxodo 3:11). Aos olhos humanos seria impossível; mas, para Deus, tudo é possível. Moisés talvez pensasse: “quem crerá que eu sou o enviado de Deus para a sua libertação”. Embora o povo israelita (o povo de Deus) orava sem cessar a Deus pedindo um libertador. Deus disse a Moisés: “tenho visto atentamente a aflição de meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus

 exatores, porque conheci as suas dores” (êxodo 3:07). Agora Moisés teria de ir, o que de fato aconteceu. Moisés pelo poder de Deus tirou do Egito, o povo israelita. No Egito havia escravidão. No Egito há dores atrozes. Não há, no Egito, salvação. Deus precisara enviar ao Egito a salvação. Hoje, ocorre o mesmo; muitos encontram-se no Egito deste mundo. Escravos. Presos. Sem liberdade.
Estar no Egito é estar no mundo de vícios, de pecados..., escravo de tudo. “Há preso livre e a livre preso” dizia alguém em uma prisão. Esse alguém estava preso em um cárcere, mas sentia-se livre, pois no cárcere, havia aceitado a ajuda de seu salvador Jesus. O povo de Israel, para se libertar,precisava da ajuda de Moisés. Nos dias hodiernos, os que encontram-se presos necessitaram de um único e todo suficiente salvador – Jesus Cristo, o Filho de Deus. Alguém diria: “Preso como?” pois bem, a bíblia nos diz que aquele que comete pecado é servo do pecado. Logo, está preso pelo pecado. Então, precisamos de um libertador. “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32). “que é a verdade?” foi a pergunta de Pilatos a Jesus. Jesus disse: “ se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente series livres” (João 8:36). Jesus é a verdade. “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida” (João 14:6).
Liberdade só em Jesus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário