Páginas

domingo, 22 de março de 2015

E no último dia...

Jerusalém estava em festa. Isso é bonito, uma cidade em festa!

Aliás, eles eram muito festeiros: festa dos tabernáculos, festa de Pentecostes, festa da dedicação, entre outras. Mas, o que nos chama a atenção é que todos compareciam ávidos por levar algo de importante para a festa.

Havia a água da purificação, que levavam ao templo: almudes e talhas cheias para purificação – como se água pudesse purificar alguém...  Era festa, todos aparentemente felizes e como disse, em festa.

Eles traziam suas almas sedentas para ali mitigarem a sua sede. Acontece que ninguém conseguia tal coisa.

A reunião era pura formalidade. Entravam vazios no templo e dele saiam mais vazios ainda. Ritual religioso não resolve: não traz lenitivo algum para a alma. Liturgia de culto era fria e não dessedentava ninguém.

Agora vamos ao texto: “e, no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: se alguém tem sede, que venha a mim e beba.” (João 7:37)

Havia tanta água, mas, o povo se achava com sede!


A alma estava sedenta por algo que a religião não pode fazer. A religião é mero paliativo; não resolve. Se alguém tem sede venha a mim e beba, esse é Jesus, que está muito acima de religião, muito acima de ortodoxos, que acham que por fazer o bem terão sua alma saciada. Só Jesus pode saciar alma sedenta. Quem crê em mim, disse Jesus, rios de água viva correrão de seu ventre; diz o versículo 38 do capítulo em pauta. Rios de água viva; não só dessedentará a alma sequiosa, como também poderá servir a outras almas que assim o desejarem. É Jesus, o autor e consumador da nossa fé, ele dá essa água que realmente traz ao homem o verdadeiro sentido da vida. Essa água é o Espírito Santo que faz do homem uma nova criatura, um novo ser, criado a imagem e semelhança de Deus, o todo poderoso. O Espírito Santo vivifica o homem, dando-lhe vida nova.

Pensamento para a nova semana: vivei em contato com o Cristo vivo, conhecei o amor que Deus nos tem e nele crede e estarei seguros, esse amor é uma fortaleza inexpugnável contra os ataques de satanás. Torre forte é o nome do Senhor, para ela correrá o justo e estará em alto retiro.(Provérbios 18:10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário