Páginas

domingo, 6 de outubro de 2019

Fé II

O texto que vamos apreciar é, com certeza, a carta aos Hebreus, capítulo 11. A chamada galeria dos heróis da fé. Ali o Espírito Santo nos ensina coisas tremendas, que se aprendidas, nos darão um caminho pleno de sucesso!
O seu início é estupendo: "Fé é o firme fundamento das coisas que se espera e aprova, das que se não veem". Convicção de fatos que se não veem, fatos que não estavam presente ainda, em nossa dimensão, que ainda não foram materializados mas que serão a medida que sustentarmos a nossa fé. Mas, nós invadimos o mundo espiritual e materializamos as coisas que pela fé almejamos, porque por ela os antigos alcançaram testemunho: pela fé os antigos receberam plena certeza que caminhar pela fé faz toda diferença.
Pela fé nós entendemos... a fé não nos ensina a entender equações de matemática, a entender algo que você ainda não aprendeu. Ela não nos dá o conhecimento de História caso não tenhamos aprendido. Mas, pela fé entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados - isso é ponto pacífico. Pela fé Abel ofereceu maior sacrifício, tendo sido aceito pelo Senhor Deus e a sua oferta até depois de morto ainda fala; a prova disso é que estamos falando de sua oferta hoje. Pela fé Enoque foi trasladado e não viu a morte, porque o Senhor o trasladara. Só a fé agrada ao Senhor.
Sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador daqueles que dele se aproxima. Abraão obedeceu pela fé e saiu de sua terra, para uma terra que não conhecia, mas a receberia por herança. Pela fé habitou em cabanas com os outros patriarcas Isaque e Jacó. Só pela fé alguém tão rico habitaria em cabanas! Pela fé sua esposa Sara deu à luz sendo estéril e fora de idade. Pela fé Abraão esperava a cidade cujo artífice e construtor é Deus. Mas, todos esses heróis da fé morreram sem conhecer a Salvação; foi preciso que o senhor Jesus Cristo pregasse a eles, chamados espíritos em prisão, o senhor desceu até o Hades e lá venceu o maligno, e, nessa vitória retumbante salvou a todos que esperavam pela salvação em Cristo, o Messias, prometido salvador do mundo: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna" (João 3:16). Fé no senhor Jesus faz, hoje, a grande diferença; fé nele nos livra da ira vindoura.
Mas, como conseguir a fé que tanto precisamos? A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus (Romanos 10:17). Ouçamos a santa palavra de Deus e recebamos fé, fé que certamente nos levará a uma vida plena na graça de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário